Skip links

Victor Deflon, pesquisador principal no CancerThera, apresenta seminário na UFJF sobre a química de coordenação e a abordagem teranóstica no câncer

Em 8 de março, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediou o seminário “A química de coordenação na abordagem teranóstica na Medicina Nuclear”, ministrado pelo Dr. Victor Marcelo Deflon, químico e professor do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC/USP) e pesquisador principal no CEPID CancerThera.

No seminário, Deflon explorou como os compostos de coordenação são atrativos para a Medicina Nuclear, uma área na qual a combinação entre terapia e diagnóstico (abordagem teranóstica) pode proporcionar tratamentos mais eficazes contra o câncer. A apresentação salientou a importância do químico inorgânico no desenvolvimento de agentes quelantes versáteis. Esses agentes são essenciais para a preparação de radiofármacos que utilizam diferentes radionuclídeos.

Intercâmbio na ciência

 “Quanto mais oportunidades tivermos de estar com um grupo qualificado para discutir ciência, resultados e pesquisa, isso é muito frutífero”, destaca Deflon. Para ele, a interlocução com os participantes foi muito proveitosa, sendo o seminário em si e o debate final ocasiões significativas para estabelecer diálogos sobre a Química Nuclear, bem como o desenvolvimento de radiofármacos, as dificuldades do processo de produção deles e suas aplicações. 

“Muitas vezes, o conhecimento de que você precisa para chegar aonde se quer está exatamente no outro, que, por sua vez, tem uma distinta experiência, que você ainda não teve. Essa troca na ciência é fundamental para a própria evolução dela”, ressalta o pesquisador.

Além do intercâmbio de conhecimento, foi possível difundir as pesquisas em desenvolvimento sobre os compostos de coordenação e a abordagem teranóstica, que, segundo Deflon, ainda não têm uma circulação tão significativa nos institutos de química das universidades – ficando mais restrita aos hospitais.

O evento na UFJF reforça a relevância da pesquisa e do avanço científico na interseção entre química e medicina, abrindo novas perspectivas para o diagnóstico e a terapia de várias formas de câncer por meio da química de coordenação, uma das áreas de interesse e atuação dos pesquisadores do CancerThera.

Veja fotos do seminário abaixo:

Este website utiliza cookies para aprimorar a experiência
Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.
CancerThera
Arraste!