Skip links

Nota de falecimento: José Vassallo, médico patologista, docente da Unicamp e pesquisador do CEPID CancerThera

Comunicamos o falecimento do Prof. Dr. José Vassallo, médico patologista, docente aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (área de Anatomia Patológica) e membro do CEPID CancerThera

“Hoje, perdemos um de nossos grandes pesquisadores! Alguns perdem também um grande amigo!”, lamenta a Profa. Dra. Carmen Silvia Passos Lima, coordenadora de Inovação de nosso centro. Toda a equipe do CancerThera expressa um profundo sentimento de pesar e se irmana à família e aos demais entes queridos do professor neste momento de luto.

O velório ocorrerá neste sábado, 06/01, das 14h às 15h, no Memorial Bom Pastor Crematório Campinas (R. Sylvia da Silva Braga, s/n, Campos dos Amarais, Campinas, SP).

Trajetória profissional*

José Vassalo formou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1980, ingressando na Residência Médica em Anatomia Patológica na Universidade de Campinas (1981 a 1983). Em 1986, recebeu o título de Doutor em Medicina pela Universidade de Münster, Alemanha. 

Estagiou no Instituto de Patologia da Universidade de Kiel, Alemanha (1986); no Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade de Paris, França (1992); e no Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade de Toulouse, França (1992 e 2005).

Realizou estágio em técnicas moleculares no Deutsches Krebsforschungszentrum (DKFz), Heidelberg, Alemanha (1988).

Recebeu o título de especialista em Anatomia Patológica pela AMB em 2000. Nesse mesmo ano, realizou curso de especialização em Administração em Saúde (Fundação Getúlio Vargas) e, em 2002, o curso de especialização em Auditoria em Serviços de Saúde (Universidade Gama Filho).

Obteve o grau de Livre-Docente em Patologia no Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2001), onde foi Professor Titular desde abril de 2005 (estava aposentado da Unicamp desde 2017). 

A partir de 2018, tornou-se consultor de Hematopatologia na Rede D’Or (São Paulo). Era sócio-proprietário do Laboratório de Patologia Multipat (Campinas) e membro do corpo editorial do Journal of Haematopathology.

Suas áreas de atuação mais específicas eram Hematopatologia, Imunoistoquímica e Hibridização, e as áreas nas quais mantinha orientação a alunos de pós-graduação e publicações científicas em revistas internacionais eram: Hematopatologia, Patologia Molecular, Oncopatologia e Microambiente Tumoral.

*Fonte: LinkedIn e BV-CDI FAPESP.

Este website utiliza cookies para aprimorar a experiência
Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.
CancerThera
Arraste!