A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho lançaram, em 26 de outubro de 2023, o edital Comunicar Ciência, uma iniciativa que tem o objetivo de selecionar e qualificar estudantes de graduação de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas (a partir do 5º semestre) para a atuação na difusão da produção científica e tecnológica paulista.
Por meio do edital Comunicar Ciência, a FAPESP oferecerá bolsas de iniciação ao jornalismo científico (JC-I) aos estudantes (R$ 853,80 mensais; por seis meses), que também participarão de uma jornada formativa com masterclasses sobre divulgação científica com a equipe do Canal Futura e de cursos da Co.liga (escola livre de Economia Criativa) sobre linguagens e formatos multimídias para a circulação em plataformas de redes sociais. Estão entre os produtos esperados: podcasts, vídeos, videorreportagens ou reportagens escritas. São 300 bolsas no total, e cada centro de pesquisa interessado em abrigar os estudantes indicará duplas para a concorrência. Cada dupla será responsável pela entrega de três produtos de divulgação científica no período de seis meses de bolsa.
O edital completo está aqui: fapesp.br/comunicarciencia/edital. A leitura na íntegra dele é prerrequisito para participar desta chamada do CEPID CancerThera.
Assista ao vídeo em que Marcio de Castro Silva Filho, diretor científico da FAPESP, apresenta o edital. Em seguida, leia os requisitos para participar de nossa chamada interna (logo abaixo).
Convite do CancerThera
O CancerThera, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, convida estudantes de graduação de universidades públicas e privadas da Região Metropolitana de Campinas a submeterem suas candidaturas com foco na divulgação científica das atividades do nosso centro de pesquisa, que é especializado em diagnóstico e terapia do câncer (abordagem teranóstica), buscando a inovação no setor.
Utilizando recursos multimídias variados, com linguagem acessível e adequada, os estudantes selecionados, se contemplados com as bolsas oferecidas pela FAPESP via o edital Comunicar Ciência, produzirão conteúdos de divulgação científica sobre as pesquisas em desenvolvimento no CancerThera, tendo o suporte de nossa equipe interna de difusão e das instituições financiadoras e apoiadoras citadas.
A escolha dos estudantes interessados em difundir as atividades de pesquisa do CancerThera por meio do edital Comunicar Ciência ocorrerá em duas etapas: (1) a seleção interna de interessados e (2) a indicação dos selecionados à agência financiadora.
Atenção: a seleção interna de candidatos realizada pelo CancerThera não garante a contemplação da bolsa pela FAPESP. Esta é apenas uma chamada aberta para interessados em concorrer às bolsas do edital Comunicar Ciência tendo as atividades do nosso centro de pesquisa como tema dos produtos multimídias a serem desenvolvidos ao longo do período de usufruto da bolsa. O CancerThera é responsável pela indicação dos estudantes, que poderão, a critério da FAPESP, ser ou não ser contemplados com as bolsas.
Áreas prioritárias
Selecionaremos estudantes de dois grupos distintos: Saúde (Grupo A) e Comunicação (Grupo B). Buscamos estudantes que estejam se graduando (a partir do 5º semestre) nas seguintes áreas do conhecimento (também serão aceitas graduações em subáreas ou áreas correlatas):
Grupo A (Saúde)
- Ciências Biológicas
- Enfermagem
- Biomedicina
- Farmácia
- Medicina
- Nutrição
- Engenharia Química
- Física Médica
Grupo B (Comunicação)
- Comunicação Social
- Midialogia
- Cinema e Audiovisual
- Artes visuais e cênicas
- Rádio, TV e Internet
- Jornalismo
- Relações Públicas
- Design
- Publicidade e Propaganda
- Marketing
Requisitos
- Estar cursando a partir do 5º semestre uma das graduações listadas acima;
- Ser aluno matriculado em instituição pública ou privada da Região Metropolitana de Campinas;
- Ter interesse pelas pesquisas desenvolvidas pelo CancerThera;
- Ter um bom histórico escolar na graduação (notas acima da média);
- Ter interesse em softwares de edição de áudio, vídeo e fotografia;
- Ter conhecimento sobre o modo de funcionamento das seguintes plataformas de redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn;
- Ter lido a íntegra do edital do Comunicar Ciência e estar de acordo com as regras e os prazos impostos, afirmando que seu perfil se adequa a uma candidatura.
Etapa 1 – Inscrições e seleção interna
- As inscrições serão feitas pelo email imprensa@cancerthera.org.br. Escrever no campo do assunto “Seleção – Comunicar Ciência – Etapa 1”. Data-limite para envio dos emails: 05/01*;
- No corpo do email, escreva uma carta de interesse se apresentando brevemente e respondendo à seguinte pergunta: Por que você se interessa pela divulgação científica das pesquisas do CancerThera? O texto deve conter até 350 palavras.
- Envie currículo e histórico escolar atualizados anexados ao email;
- Os estudantes que tiverem suas cartas de interesse e documentos aprovados serão convocados para entrevistas por videochamada entre os dias 08 e 12/01;
- Serão selecionados para a etapa seguinte dois estudantes. O resultado será divulgado até 15/01.
Etapa 2 – Indicação de selecionados para a FAPESP
- Será necessário enviar um vídeo curto (1 minuto no máximo) com a apresentação da dupla de estudantes selecionada e a justificativa para a participação no edital. O vídeo deverá ser publicado em uma plataforma de compartilhamento de arquivos. Na submissão, deverá ser disponibilizado apenas o link do arquivo;
- Entre 16 e 22/01, com o suporte da equipe de difusão do CancerThera, a dupla selecionada (um integrante do Grupo A e um integrante do Grupo B) fará a inscrição no Sistema de Apoio à Gestão da FAPESP (SAGe), conforme especificado no edital Comunicar Ciência;
- A FAPESP divulgará o resultado sobre a contemplação ou não com as bolsas ao longo do mês de março de 2024.
Cronograma geral
Etapa 1
Inscrições – até 5/01*
Seleção interna de interessados – 08/01 a 12/01
Resultado da seleção interna da dupla a ser indicada à FAPESP – 15/01
Etapa 2
Gravação de vídeo curto, juntada de documentos e inscrição da dupla selecionada – 16/01 a 22/01
Data-limite para submissão de documentos via SAGe – 22/01
Caso tenha dúvidas sobre as etapas 1 e 2 desta chamada, envie email para imprensa@cancerthera.org.br. Se sua dúvida for relacionada ao edital Comunicar Ciência, escreva para jc@fapesp.br exclusivamente.
* Em 09/12/2023, esta chamada foi atualizada e as inscrições para a etapa 1 foram prorrogadas de 08/12/2023 para 05/01/2024 (novo prazo-limite).
VEJA CARTAZ DE DIVULGAÇÃO DO EDITAL DA FAPESP:
