Skip links

Pesquisadora de doutorado no CEPID CancerThera participa de workshop internacional da AACR e destaca a importância da pesquisa translacional em câncer

Renata Erbert Contriciani, bióloga e pesquisadora de doutorado no CancerThera.

A Dra. Renata Erbert Contriciani, bióloga e pesquisadora de doutorado no Laboratório de Oncologia Molecular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp), vinculado ao CEPID CancerThera, participou do Translational Cancer Research for Basic Scientists Workshop (em português, “Workshop de Pesquisa Translacional em Câncer para Cientistas da Pesquisa Básica”), promovido pela American Association for Cancer Research (AACR), realizado em Boston, Estados Unidos, entre os dias 5 e 10 de outubro de 2025.

Voltado a cientistas que atuam na interface entre as pesquisas básica e clínica, o evento reuniu especialistas internacionais e proporcionou uma imersão nas etapas que interligam resultados de investigações laboratoriais a tratamentos efetivos para pacientes oncológicos.

“Tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos na área de pesquisa translacional em câncer, uma etapa fundamental para conectar descobertas básicas com aplicações clínicas que beneficiam diretamente os pacientes”, afirma Contriciani, que, atualmente, desenvolve estudos sobre os aspectos clínicos, a genômica tumoral e a captação tumoral de radiofármacos em pacientes com câncer gástrico. Anteriormente, a pesquisadora já havia desenvolvido uma pesquisa de doutorado nas áreas de Biologia Molecular e Morfofuncional.

A pesquisadora é orientanda do Dr. José Barreto Carvalheira, oncologista, professor da FCM/Unicamp e pesquisador principal no CEPID CancerThera, e tem como coorientadora a Dra. Maria Carolina Santos Mendes, nutricionista e pesquisadora associada ao mesmo centro. 

Para Mendes, a presença de Contriciani no workshop é um marco importante em sua formação, pois o evento oferece um ambiente privilegiado para trocas científicas, colaborações internacionais e atualização sobre as tendências em pesquisas na área da Oncologia: “A participação da Renata representou uma oportunidade ímpar para divulgar as pesquisas desenvolvidas pelo centro, apresentando seus resultados a uma audiência internacional qualificada, ampliando a visibilidade do CancerThera como referência em ciência translacional”, diz.

No workshop, havia pesquisadores representantes de diversos países, como Inglaterra, Espanha, Índia, Coreia, China, Uganda, Canadá, Porto Rico, Argentina e Estados Unidos.

Diálogos e visitas relevantes

O workshop foi aberto com a palestra do Dr. William G. Kaelin Junior, médico laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2019, que discutiu como as células percebem e se adaptam à disponibilidade de oxigênio – mecanismo essencial para o entendimento do crescimento tumoral e do desenvolvimento de novas terapias.

Renata Erbert Contriciani em meio a um dos grupos de participantes durante a visita ao Massachusetts General Hospital.

A programação contemplou tópicos que vão desde fundamentos da biologia do câncer e desenho de ensaios clínicos até terapias direcionadas, imunoterapia e ética em pesquisa clínica. Segundo Contriciani, os debates reforçaram a necessidade de uma ciência mais integrada e humanizada. “O sucesso na pesquisa translacional depende não só do conhecimento científico, mas também da ética, da colaboração entre equipes multidisciplinares e do envolvimento ativo dos pacientes”, destaca.

Durante o evento, os participantes tiveram contato direto com médicos oncologistas que lideram ensaios clínicos em instituições de referência, como o Massachusetts General Hospital e o Dana-Farber Cancer Institute. Entre eles, estavam o Dr. Jeffrey Clark, oncologista especialista em neoplasias gastrointestinais, e a Dra. Candace Haddox, oncologista e pesquisadora em sarcomas e tumores ósseos.

“A presença de uma paciente participante de um ensaio clínico de fase 1 trouxe um relato vivo da importância desses estudos para avanços reais na terapia oncológica. A visita ao Massachusetts General Hospital e ao Dana-Farber Cancer Institute reforçou o contato direto com a prática clínica e a aplicação dos conceitos aprendidos”, afirma Contriciani.


TextoRomulo Santana Osthues | Fotos: Acervo pessoal

Este website utiliza cookies para aprimorar a experiência
Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.
CancerThera
Arraste!