O Dr. Maurício Etchebehere foi aprovado, no dia 3 de outubro de 2025, no concurso para o cargo de Professor Titular do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp). A aprovação representa a mais elevada posição na carreira acadêmica universitária e celebra uma trajetória marcada pela dedicação à docência, à pesquisa e à formação de profissionais em Oncologia Ortopédica.
Atualmente chefe do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital de Clínicas da Unicamp e docente do curso de Medicina desde 2007, Etchebehere construiu uma carreira que alia excelência clínica, atividade científica e compromisso com o ensino.
Sua formação inclui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), em 1991; residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC) da USP, em 1995; mestrado em Ortopedia e Traumatologia pela USP, em 1999; e doutorado em Cirurgia pela Unicamp, em 2005. Entre 2014 e 2015, realizou pesquisa de pós-doutorado como Professor Assistente Visitante no MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, um dos mais prestigiados centros de Oncologia do mundo. Em 2018, recebeu o título de Professor Livre-Docente pelo departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP, sendo seu maior título acadêmico até então, permitindo que Etchebehere concorresse à vaga para o cargo de Professor Titular.

A aprovação no concurso consolida uma trajetória exemplar e reforça o compromisso do docente com o fortalecimento do ensino e da pesquisa na Unicamp. “Tudo nessa trajetória faz muita diferença, mas o que realmente abriu as portas e possibilidades foi o doutorado, que me permitiu concorrer à vaga de docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unicamp”, ele destaca.
Desde então, Etchebehere se tornou uma das principais referências nacionais na área de Oncologia Ortopédica, atuando especialmente no diagnóstico, no tratamento cirúrgico e no acompanhamento de pacientes portadores de tumores ósseos e de partes moles, incluindo sarcomas e metástases musculoesqueléticas.
Ao longo de sua carreira, Etchebehere tem contribuído de forma decisiva para o avanço da Ortopedia Reconstrutiva e Oncológica, com atuação tanto em cirurgias complexas de preservação de membros quanto na introdução de novas técnicas de reconstrução com próteses não convencionais.
Entre a prática clínica e a pesquisa
Além da prática clínica, sua contribuição à pesquisa é reconhecida no Brasil e no exterior, com dezenas de publicações em periódicos internacionais e colaborações com centros de excelência em Medicina Nuclear e Oncologia. Sua atuação de destaque também se reflete no CEPID CancerThera, do qual é pesquisador associado.
No âmbito do CancerThera, o professor lidera estudos voltados à aplicação do modelo Teranóstico, combinação entre diagnóstico por imagem e terapia direcionada, no tratamento de tumores musculoesqueléticos. “Na pesquisa, nosso principal foco é colaborar com o desenvolvimento do Teranóstico para as neoplasias musculoesqueléticas e a ampliação dos estudos de qualidade de vida nos portadores desses tumores”, afirma o docente.
Essa linha de pesquisa rendeu recentemente reconhecimento internacional, quando o estudo “Comparison of PET/CT Images with 18F-FDG and 18F-PSMA-1007 in Musculoskeletal Tumors to Evaluate the Potential of Theranostics Approach” foi premiado como um dos melhores trabalhos apresentados no International Society of Limb Salvage (ISOLS) 2025, realizado na Austrália.

Compromisso com a partilha do conhecimento
Como Professor Titular, Etchebehere destaca que suas metas estão centradas na formação de novos profissionais e na consolidação de parcerias estratégicas que ampliem o alcance da pesquisa e do ensino: “Meu foco é ajudar a qualificar outros docentes, médicos e profissionais do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia e de toda a FCM/Unicamp a progredir em suas carreiras através de projetos de pesquisa colaborativos”. Nesse sentido, destaca a necessidade de ampliar a colaboração com entidades de peso nos cenários nacional e internacional, como a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
O professor também enfatiza seu compromisso com o ensino médico e com a formação de residentes: “No ensino de residência médica, queremos garantir a formação de excelência dos residentes do Programa de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia da Mão. No ensino de graduação, estamos passando por uma reforma do curso médico e estaremos junto da comissão de ensino da FCM/Unicamp na implementação dessa reforma, que é bastante ambiciosa e terá ampliação da participação da Ortopedia.”
Além de sua dedicação ao ensino e à pesquisa, Etchebehere é reconhecido por seu papel na formação de gerações de ortopedistas e cirurgiões, orientando trabalhos de pós-graduação e promovendo a inserção de novos talentos na pesquisa científica. Na pós-graduação, ele ainda integra o Programa de Ciências da Cirurgia da FCM/Unicamp, no qual coordena a linha de pesquisa sobre tumores do aparelho locomotor e substitutos ósseos, uma das áreas mais relevantes para o desenvolvimento de terapias avançadas e biomateriais em Ortopedia.

Texto: Romulo Santana Osthues | Fotos: Acervo pessoal








