Com 9.431 participantes e 2.991 trabalhos submetidos, o EANM 2025 – Congresso Anual da European Association of Nuclear Medicine –, realizado entre 4 e 8 de outubro em Barcelona, Espanha, bateu recordes históricos de engajamento da comunidade científica e celebrou os 40 anos da entidade, consolidando-se como o maior encontro global em Medicina Nuclear. O evento reuniu pesquisadores, médicos e profissionais de referência de todos os continentes, com destaque para a participação brasileira, incluindo a de pesquisadores do CEPID CancerThera.
A Dra. Elba Etchebehere, médica nuclear, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBMN), pesquisadora principal e Coordenadora de Difusão de Conhecimento do CancerThera, representou o Brasil na primeira sessão plenária científica do evento, intitulada “World’s Best Theranostics Comes to EANM’25” (em português, “O melhor do Teranóstico mundial chega ao EANM 2025”), que reuniu especialistas dos Estados Unidos, do Brasil, da África do Sul, da Austrália, da Índia e do Japão.
Reunindo mais de 3 mil participantes no auditório principal, em sua palestra “Radium-223 through the ages: From discovery to modern applications” (“Rádio-223 ao longo do tempo: da descoberta às aplicações modernas”), Etchebehere traçou um panorama da evolução da terapia com rádio-223 no tratamento do câncer de próstata metastático resistente à castração, desde os primeiros estudos clínicos até as práticas contemporâneas otimizadas. Ela destacou, com base em dados de mais de 12 mil ciclos administrados, que completar cinco a seis ciclos de tratamento e ajustar os intervalos de administração melhoram significativamente a sobrevida e a tolerabilidade, especialmente quando o rádio-223 é combinado com outras terapias.
A pesquisadora enfatizou que o principal desafio atual é o sequenciamento racional de terapias alfa e beta emissoras, como rádio-223 e agentes direcionados ao PSMA, de modo complementar, visando a maximizar o benefício clínico e a qualidade de vida dos pacientes. “Foi uma grande honra compartilhar o palco com colegas que têm contribuído para o avanço da Medicina Nuclear em todo o mundo. Essa troca de experiências e o reconhecimento internacional reforçam o compromisso do Brasil com a inovação e o desenvolvimento científico na área”, destacou Etchebehere, que é também professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Durante o congresso, foi anunciada oficialmente a escolha do Rio de Janeiro como sede do World Congress da World Federation of Nuclear Medicine and Biology (WFNMB) em 2030, uma conquista articulada pela própria Elba Etchebehere, com o apoio dos médicos nucleares e diretores da SBMN, o Dr. Dalton Alexandre dos Anjos e o Dr. Allan Oliveira dos Santos, que também é pesquisador associado ao CancerThera. Será a primeira vez que o Brasil sediará esse evento em sua história.
Na ocasião, foram anunciados outros eventos internacionais de Medicina Nuclear que terão o país como sede: em abril de 2026, o 13º Targeted Alpha Therapy International Symposium em conjunto com o 19º Simpósio Edwaldo Camargo – Beta Therapy; e, em 2028, o Congresso da Associação Latino-Americana de Sociedades de Biologia e Medicina Nuclear (ALASBIMN). Também foi confirmada a filiação oficial do Brasil à EANM, fortalecendo a presença política e científica do país no cenário internacional.
18 trabalhos científicos em evidência

Além da presença na plenária principal, o CancerThera teve representação de destaque em diferentes sessões científicas do EANM 2025, contando com 18 trabalhos resultantes de estudos conduzidos por pesquisadores do centro. Entre eles, o da Dra. Adrhyann Julyanne de Sousa Portilho, bióloga e pós-doutoranda no centro de pesquisa, apresentou o trabalho “Diagnostic accuracy of 18F-FDG PET/CT compared to 18F-PSMA PET/CT in Radioiodine-Refractory Differentiated Thyroid Carcinoma Patients” (“Precisão diagnóstica do 18F-FDG PET/CT em comparação ao 18F-PSMA PET/CT em pacientes com carcinoma diferenciado de tireoide refratário ao radioiodo”). “Participar deste momento foi uma experiência inesquecível e marcante para minha trajetória como pesquisadora. Ter a oportunidade de compartilhar resultados e representar nosso grupo em um evento científico de tamanha relevância internacional é, sem dúvida, um grande marco na minha carreira”, afirma Portilho.
Também participaram do evento os seguintes pesquisadores do CancerThera: Dr. Allan de Oliveira Santos, médico nuclear e pesquisador associado; Dr. Celso Dario Ramos, médico nuclear e pesquisador principal; Dr. Leonardo Lima Fuscaldi, radiofarmacêutico e pesquisador associado; e Dra. Luciana Malavolta Quaglio, radioquímica e pesquisadora principal. Eles apresentaram trabalhos que abordaram desde estudos comparativos entre diferentes radiofármacos até o desenvolvimento de novas moléculas com potencial diagnóstico e terapêutico.

Diversos estudos compararam o desempenho do ¹⁸F-FDG e do ¹⁸F-PSMA PET/CT em diferentes neoplasias, como carcinomas de cabeça e pescoço, pulmão, tireoide, fígado e colorretal, evidenciando o potencial do PSMA para ampliar o escopo da imagem molecular além do câncer de próstata.
Trabalhos conduzidos pelo grupo investigaram, também, variáveis metabólicas em FDG PET/CT em câncer retal, o valor prognóstico da captação cerebral em mieloma múltiplo e a aplicação do PSMA em melanoma metastático e tumores desmoides, inclusive com análises radiômicas.
Outros estudos exploraram o uso de SPECT/CT com ⁹⁹ᵐTc-Ubiquicidina e ⁹⁹ᵐTc-Ciprofloxacina para detectar infecções musculoesqueléticas, úlceras diabéticas e complicações ortopédicas complexas, demonstrando o papel da Medicina Nuclear também fora da Oncologia.
No campo da Radiofarmácia, o estudo intitulado “Technetium-99m radiolabeling of HYIGSR peptide for in vivo and ex vivo assessment as a biomarker in breast cancer” (“Radiomarcação com tecnécio-99m do peptídeo HYIGSR para avaliação in vivo e ex vivo como biomarcador no câncer de mama”), liderado por Malavolta e Fuscaldi, destacou a radiomarcação com tecnécio-99m do peptídeo HYIGSR, proposto como novo biomarcador para o rastreamento de tumores de mama, reforçando a interface entre pesquisa básica e inovação clínica.
“Sob a perspectiva científica, o congresso possibilita atualizações nos avanços mais recentes na área de desenvolvimento de radiofármacos para diagnóstico e terapia, além de inovações tecnológicas. Com certeza, essa imersão em diferentes temáticas contribui para o aprimoramento das linhas de pesquisa e o alinhamento entre os pesquisadores do CancerThera”, avalia Malavolta.

Segundo a pesquisadora, o congresso foi um espaço privilegiado para ampliar colaborações, pois representa uma oportunidade estratégica de grande relevância tanto científica quanto institucional. Sendo o principal evento mundial na área de Medicina Nuclear e Imagem Molecular, a programação cobre áreas desde a produção até a utilização do radiofármaco na clínica. Ela destaca o quanto o evento favorece, por meio de ajuda de custo, a participação de jovens pesquisadores, como no caso de duas de suas alunas, uma que é sua orientanda de doutorado e a outra, aluna do curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, instituição na qual a pesquisadora é professora.
A presença do CancerThera no evento reafirma o protagonismo da ciência brasileira em temas estratégicos como o modelo Teranóstico e a medicina de precisão. “Em termos de visibilidade, a presença dos pesquisadores do CancerThera no EANM, especialmente com a apresentação de trabalhos científicos, abre oportunidades de trocas de experiências e colaborações com pesquisadores de referência mundial, indústrias e sociedades científicas, o que potencializa o desenvolvimento de projetos conjuntos e o intercâmbio de conhecimento”, afirma Malavolta.
Confira a lista de trabalhos apresentados por pesquisadores do CancerThera no EANM 2025:
18F-PSMA and ¹⁸F-FDG PET/CT in Head and Neck Squamous Cell Carcinoma: A comparative Analysis | V. Heringer, H. S. V. Sousa, L. T. Macedo, N. A. A. Silveira, S. Kuba, C. S. P. Lima, C. D. Ramos; UNICAMP, Campinas, BRAZIL.
18F-PSMA PET/CT and ¹⁸F-FDG PET/CT in the evaluation of desmoid tumors: A case report | E. Nogueira Lima, M. B. Silva, T. Freire, C. Torricelli, G. Barbosa, T. Alves, V. Heringer, N. Tobar, A. Santos, M. Lima, J. Barreto, M. Etchebehere, E. Etchebehere; University of Campinas, Campinas, BRAZIL.
99mTc-Ubiquicidin SPECT/CT in Diabetic Foot: Detection of Subclinical Infection in a Patient with Chronic Venous Ulcer | V. Heringer, B. Alencar, T. Agnello, M. Osmak, E. Etchebehere, C. Ramos, M. Lima, B. Juarez, A. Santos; UNICAMP, Campinas, BRAZIL.
99mTc-Ubiquicidin SPECT/CT in Suspected Periprosthetic Infection: Case Series in Patients with Complex Orthopedic and Inflammatory Backgrounds | V. Heringer, B. Alencar, T. Agnello, M. Osmak, E. Etchebehere, C. Ramos, M. Lima, B. Amorim, A. Santos; UNICAMP, Campinas, BRAZIL.
Comparative Performance of ¹⁸F-FDG and ¹⁸F-PSMA PET/CT in Lung Cancer: Adenocarcinoma versus Squamous Cell Carcinoma | N. Silveira, M. W. P. Júnior, M. S. Takahashi, S. Kuba, B. J. Amorim, M. d. L. Lima, C. A. Souza, C. S. P. Lima, C. D. Ramos; UNICAMP, Campinas, BRAZIL.
Comparison of qualitative and quantitative metabolic variables in FDG PET/CT inrectal cancer patients who achieved complete and incomplete response after neoadjuvantchemoradiotherapy | K. Amaral, R. Moreira Siqueira, C. sa de Camargo, E. Etchebehere, M. CL Lima, A. O Santos, C. D. Ramos, B. Juarez Amorim; UNICAMP, Campinas, BRAZIL.
Comparison of qualitative and quantitative metabolic variables in FDG PET/CT inrectal cancer patients who achieved complete and incomplete response after neoadjuvantchemoradiotherapy | K. Amaral, R. Moreira Siqueira, C. sa de Camargo, E. Etchebehere, M. CL Lima, A. O Santos, C. D. Ramos, B. Juarez Amorim; UNICAMP, Campinas, BRAZIL.
Diagnostic accuracy of ¹⁸F-FDG PET/CT compare to 18F-PSMA PET/CT in Radioiodine-Refractory Differentiated Thyroid Carcinoma Patients | A. J. S. Portilho, M. O. Cerci, S. Kuba, N. T. T. P. Silva, R. N. Tineo, C. A. de Souza, D. E. Zantut-Wittmann, C. D. Ramos; University of Campinas (UNICAMP), Campinas, BRAZIL.
Exploring the potential role of ¹⁸F-FDG and 18F-PSMA PET/CT in detecting neurofibromas: a case report | C. Torricelli, T. Alves, G. Barbosa, M. Silva, E. Nogueira-Lima, V. Heringer, N. Tobar, M. Etchebehere, E. Etchebehere; University of Campinas (UNICAMP), Campinas, BRAZIL.
Functional Evaluation of Musculoskeletal Infections with 99mTc-Ciprofloxacin SPECT/CT in Complex Patients Undergoing Limb Amputation: Case Series | V. Heringer, B. Alencar, T. Agnello, M. Osmak, R. Tineo, E. Etchebehere, C. Ramos, M. Lima, B. Amorim, A. Santos; UNICAMP, Campinas, BRAZIL.
Head-to-Head Comparison of ¹⁸F-FDG and 18F-PSMA PET/CT in Hepatocellular Carcinoma | G. Picciola Bordoni, M. E. S. Takahashi, F. F. Zarpelão, N. A. A Silveira, V. C. C. R Heringer, S. Kuba, N. Tobar, S. Q. Brunetto, C. A. de Souza, J. B. C. Carvalheira, C. Dario Ramos; Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, BRAZIL.
Head-to-Head Comparison of ¹⁸F-PSMA-1007 and ¹⁸F-FDG PET/CT in Metastatic Colorectal Cancer | R. Tineo, A. Portilho, F. Zarpelao, J. Carvalheira, C. Ramos; University of Campinas, Campinas, BRAZIL.
Head-to-Head Radiomics Comparison between 18F-PSMA and ¹⁸F-FDG PET/CT Imaging in Desmoid Tumor | C. D. Ramos, T. L. Reis, M. E. S. Takahashi, B. J. Amorim, M. C. L. Lima, C. A. Souza, J. B. C. Carvalheira; University of Campinas, Campinas, BRAZIL.
Negative 99mTc-Ubiquicidin SPECT/CT in the Evaluation of Suspected Osteoradionecrosis of the Mandible in a Patient with Recurrent Tongue Carcinoma | V. Heringer, B. Alencar, T. Agnello, M. Osmak, E. Etchebehere, C. Ramos, M. Lima, B. Amorim, A. Santos; UNICAMP, Campinas, BRAZIL.
Pitfall in ¹⁸F-FDG PET/CT: Muscular Uptake Does Not Always Mean Inadequate Preparation – A Case Report of Antisynthetase Syndrome | V. Heringer, E. Lima, T. Alves, C. Torricelli, N. Silva, G. Barbosa, E. Etchebehere; UNICAMP, Campinas, BRAZIL.
Prognostic Value of ¹⁸F-FDG PET/CT Brain-to-Liver Uptake Ratio in Multiple Myeloma | C. D. Ramos, T. P. Santos, M. E. S. Takahashi, C. Cralcev, M. D. S. Silva, F. C. Souza, E. Miranda, C. A. Souza; University of Campinas, Campinas, BRAZIL.
PSMA PET/CT uptake in metastatic melanoma: a case report | G. Barbosa, T. Alves, C. Torricelli, L. Macedo, D. Mendanha, H. Sousa, E. Nogueira-Lima, V. Heringer, N. Tobar, J. Sousa, C. Lima, E. Etchebehere; Unicamp, Campinas, BRAZIL.
Technetium-99m radiolabeling of HYIGSR peptide for in vivo and ex vivo assessment as a biomarker in breast cancer | F. Ferreira Mendonça1, M. Tejeria2, P. Decuadra2, M. Zeni2, A. Rey2, S. Nogueira3, J. Mejia3, M. Barboza3, L. Fuscaldi1, L. Malavolta1; 1 Faculty of Medical Sciences of Santa Casa de São Paulo, São Paulo, BRAZIL, 2Faculty of Chemistry at the University of the Republic, Montevideo, URUGUAY, 3Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, BRAZIL.
A brochura com a programação final do evento está disponível neste link.
Texto: Romulo Santana Osthues | Fotos: Acervo pessoal