Entre os dias 6 e 8 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro recebeu líderes, especialistas e alguns dos principais nomes da Oncologia nacional e internacional para o 26º Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, promovido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Com o tema “Inovação a Serviço do Acesso”, o evento reforçou a urgência de aproximar avanços científicos da realidade dos pacientes – uma missão que dialoga diretamente com o trabalho desenvolvido pelo CEPID CancerThera. Pesquisadores vinculados ao centro de pesquisa participaram ativamente das discussões e apresentaram resultados de seus estudos mais recentes.
A Dra. Lígia Traldi Macedo, oncologista no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora associada ao CancerThera, ressaltou a evolução da qualidade científica das últimas edições do congresso, reforçando sua crescente relevância para o profissional que atua na área. Segundo ela, a mesa “Inovações no tratamento do câncer de cabeça e pescoço” trouxe uma visão abrangente sobre o cenário brasileiro, incluindo temas como organização da linha de cuidado e o uso precoce da imunoterapia. O debate sobre “excesso de tratamento” e a necessidade de “acesso inteligente às novas tecnologias” foi, em suas palavras, especialmente marcante, pois reforçou que a multidisciplinaridade precisa vir acompanhada de racionalidade. “Foi uma mesa de atualizações, mas, ao mesmo tempo, muito sintonizada com as necessidades reais da prática clínica”, afirma.
Para a Dra. Maria Carolina Santos Mendes, nutricionista, pesquisadora associada e pós-doutoranda em Gestão da Pesquisa – Inovação no CancerThera, o tema central do congresso ratificou uma mensagem essencial: “a inovação só se completa quando chega de fato à população”, ela diz. Mendes destaca, ainda, que o encontro trouxe a importância de produzir ciência alinhada às necessidades brasileiras e aos desafios de acesso enfrentados pelos pacientes. Nesse contexto, a atuação do CancerThera – com foco no desenvolvimento de estratégias diagnósticas e terapêuticas acessíveis – torna-se ainda mais relevante: “As discussões vivenciadas no congresso me fizeram ter a certeza de que nossas pesquisas estão alinhadas com a agenda atual da inovação em saúde”.

Aprendizados em inovação, cuidado e formação científica

A Dra. Renata Erbert Contriciani, bióloga e pesquisadora de doutorado no Laboratório de Oncologia Molecular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, vinculado ao CancerThera, destacou a abertura do congresso como um momento simbólico: a assinatura de novas portarias do Ministério da Saúde ampliando o acesso a inibidores de ciclina para câncer de mama avançado e ao procedimento de ablação de metástases hepáticas, que, para ela, são ações que representam avanços concretos para pacientes oncológicos.
Renata também enfatizou sessões de oncogenômica e workshops sobre estudos clínicos, que discutiram temas como inteligência artificial no desenvolvimento de novas drogas, modelos diagnósticos e evolução dos desenhos de ensaios clínicos. Em especial, destacou a palestra do Dr. Glenn Hanna, oncologista no Dana-Farber Cancer Institute, sobre biópsia líquida. “Foi uma honra participar do congresso da SBOC 2025. Exemplo de como é possível integrar a prática clínica e a pesquisa clínica em um evento único para médicos e equipes multidisciplinares”, diz.

A Ma. Larissa Ariel Oliveira Carrilho, nutricionista oncológica e doutoranda vinculada ao mesmo laboratório que Contriciani, descreveu sua participação como um marco importante na trajetória acadêmica, especialmente por atuar na área de Oncologia. Chamaram sua atenção discussões sobre o crescente diagnóstico de câncer em adultos jovens (tendência também observada em seus estudos), além de debates sobre genômica e sobre o impacto da atividade física na sobrevida dos pacientes. “Como o nosso laboratório tem uma multidisciplinaridade, foi muito interessante ver a relação do exercício físico com o câncer”, ressalta.

Já para o estudante de Medicina e pesquisador de iniciação científica Leo Victor Kim, o congresso reforçou o encontro entre teoria, pesquisa e prática clínica na Oncologia contemporânea. Ele destacou o impacto das discussões sobre ciência de dados, biópsia líquida e oncogenética, além do avanço das tecnologias digitais. Para Kim, colega de laboratório de Carrilho e Contriciani, um dos momentos mais marcantes foi o Happy Poster, que possibilitou trocas diretas com pesquisadores de diferentes instituições. “Saí do congresso motivado pelo contato com profissionais inovadores e pelo desejo de continuar evoluindo e contribuindo para a ciência no cenário brasileiro”, relata.
Trabalhos apresentados
Orientados pelo Dr. José Barreto Campello Carvalheira, professor da FCM/Unicamp e pesquisador principal no CancerThera, e coorientados por Maria Carolina Santos Mendes, destacam-se os seguintes trabalhos apresentados no congresso da SBOC 2025 cujas autorias principais são de Contriciani, Carrilho e Kim:
1. “Assessment of 18F-PSMA Uptake in Patients with Gastric Cancer: An Exploratory Analysis” (Avaliação da Captação de 18F-PSMA em Pacientes com Câncer Gástrico: Uma Análise Exploratória)
Autores: Renata Erbert Contriciani, Larissa Ariel Oliveira Carrilho, Leo Victor Kim, Fabíola Furtuoso Zarpelão, Sandra Regina Branbilla, Bárbara Zanette Cipriano, Caroline Torricelli Correa, Natalia Tobar, Luiz Roberto Lopes, Nelson Adami Andreollo, Maria Carolina Santos Mendes, Elba Cristina Sá de Camargo Etchebehere, José Barreto Campello Carvalheira.
2. “Comparison of GLIM and Fearon Criteria for Cachexia Diagnosis in Gastric Cancer Patients” (Comparação entre os Critérios GLIM e Fearon para Diagnóstico de Caquexia em Pacientes com Câncer Gástrico)
Autores: Larissa Ariel Oliveira Carrilho, Renata Erbert Contriciani, Leo Victor Kim, Fabíola Furtuoso Zarpelão, Sandra Regina Branbilla, Bárbara Zanette Cripriano, Luiz Roberto Lopes, Nelson Adami Andreollo, Maria Carolina Santos Mendes, José Barreto Campello Carvalheira.
3. “Adipose Tissue Metabolic Activity in Gastric Cancer-Associated Cachexia” (Atividade Metabólica do Tecido Adiposo na Caquexia Associada ao Câncer Gástrico)
Autores: Leo Victor Kim, Maria Emília Seren Takahashi, Renata Erbert Contriciani, Larissa Ariel Oliveira Carrilho, Sandra Regina Branbilla, Fabíola Furtuoso Zarpelão, Bárbara Zanette Cipriano, Luiz Roberto Lopes, Nelson Adami Andreollo, Celso Dario Ramos, Elba Cristina Sá de Camargo Etchebehere, Maria Carolina Santos Mendes, José Barreto Campello Carvalheira.

Texto: Romulo Santana Osthues | Fotos: Acervo pessoal dos pesquisadores








