Skip links

Pesquisadora principal no CEPID CancerThera, Elba Etchebehere é nomeada docente da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oficializou a nomeação da Dra. Elba Cristina Sá de Camargo Etchebehere para o cargo de Professora Doutora, nível MS-3.1, no Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Sua atuação na área de Medicina Nuclear, com ênfase em PET/CT, SPECT/CT, Terapia com Radioisótopos e Ortopedia Nuclear, estará diretamente alinhada às demandas de ensino, pesquisa e extensão do departamento.

A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 18 de fevereiro de 2025, decorre de concurso público (Processo nº 02-P-27815/2022), cujo edital de abertura foi divulgado em 08 de novembro de 2023. “Estou muito honrada em me vincular formalmente à Unicamp e espero contribuir para o crescimento da nossa universidade”, diz Etchebehere, que é pesquisadora principal e coordenadora de Difusão do Conhecimento no CEPID CancerThera.  

Elba Etchebehere durante a prova didática.

Trajetória de dedicação à Medicina Nuclear e à universidade

Elba Etchebehere possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Ciências Médicas pela Unicamp (2001), pós-doutorado pelo MD Anderson Cancer Center, no Texas (EUA), em 2014, onde permaneceu contratada como Assistant Professor até 2015, e obteve a Livre-Docência na Unicamp em 2019. Atualmente, além de médica contratada da Unicamp, é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Imagem Molecular. 

Sua expertise em Medicina Nuclear, sobretudo nos campos de Oncologia e aplicações terapêuticas de radioisótopos, contribuirá para o desenvolvimento científico e clínico da área de Imagenologia Diagnóstica e Terapêutica da FCM/Unicamp. Etchebehere sublinhou o valor simbólico deste momento: “Sinto-me extremamente grata por poder retribuir à Unicamp tudo o que aprendi ao longo desses anos”.

Etapas do concurso

O processo seletivo teve provas e arguições realizadas nos dias 14 e 15 de agosto de 2024, na sala da Congregação da FCM/Unicamp. A Comissão Julgadora, composta por cinco  professores titulares e cinco professores suplentes de reconhecida experiência, avaliou a candidata em diferentes etapas, incluindo prova escrita, prova de títulos, prova específica, sorteio de ponto para prova didática e prova de arguição. Ao final, a divulgação das notas (obteve média 10) e do resultado ocorreu na tarde do dia 15 de agosto de 2024, confirmando a aprovação de Elba Etchebehere.

Posteriormente, houve a apreciação da Câmara de Administração da Unicamp, em 11 de fevereiro de 2025, que aprovou por unanimidade a nomeação da pesquisadora para o quadro permanente de docentes da universidade. Já em 17 de fevereiro de 2025, ocorreu a convocação formal para nomeação, consolidando o ato administrativo e concluindo, assim, todo o trâmite legal para sua efetivação.

Prova de arguição do concurso em que Elba Etchebehere foi selecionada.
Da esquerda para a direita, os membros da banca e a mais nova docente da FCM/Unicamp: Cláudio Tinoco Mesquita (Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense), Marcos De Simone Melo (FCM/Unicamp), Célia Regina Garlipp (FCM/Unicamp), Elba Etchebehere (FCM/Unicamp e CancerThera), Léa Mirian Barbosa da Fonseca (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Manoel Barros Bertolo (FCM/Unicamp).

TextoRomulo Santana Osthues | Fotos: Acervo pessoal

Este website utiliza cookies para aprimorar a experiência
Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.
CancerThera
Arraste!