Skip links

Pesquisador associado do CancerThera, Gustavo Mendes aborda desafios no desenvolvimento de vacinas no Brasil em palestra na Unicamp

O Auditório “Inés Joekes”, no Instituto de Química da Unicamp, foi palco da palestra Desafios para o desenvolvimento de vacinas no Brasil, ministrada por Gustavo Mendes Lima Santos, farmacêutico, historiador e mestre em Farmacologia e Toxicologia. O palestrante, que é pesquisador associado do CEPID CancerThera, discutiu os obstáculos e oportunidades no campo da biotecnologia vacinal. 

Atualmente, Mendes é especialista em Regulação e Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e diretor de Regulatório, Controle de Qualidade e Estudos Clínicos da Fundação Butantan, e sua experiência permitiu que ele apresentasse exemplos e modelos de inovação aplicados no Instituto Butantan. Em sua fala, além de abordar os desafios biotecnológicos e regulatórios enfrentados pelo Brasil no desenvolvimento de novas vacinas, o pesquisador destacou os aspectos históricos e técnicos necessários para o estabelecimento de um parque biotecnológico nacional robusto e discutiu as oportunidades emergentes no cenário presente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que trouxe à tona a importância da inovação e da autonomia na produção de vacinas.

“O que chamou mais a atenção foi o conhecimento técnico do palestrante e o conjunto de informações sobre a condução de cada uma das etapas necessárias no desenvolvimento e no registro de uma nova tecnologia da área da saúde”, diz o Dr. Pedro Paulo Corbi, professor do Instituto de Química da Unicamp e pesquisador principal do CancerThera.

Já a Dra. Maria Carolina Santos Mendes, nutricionista e pesquisadora associada do CancerThera, destacou a apresentação dos pontos regulatórios que devem ser pensados desde o início de um projeto de pesquisa e a descrição do modelo de inovação do Instituto Butantan. “É uma fonte de inspiração de como a gente lida com a inovação no setor”, afirma.

Da esquerda para a direita: Pedro Corbi, Maria Carolina Mendes, Elvira Correa (profissional de apoio em gestão do CancerThera) e Gustavo Mendes.
Este website utiliza cookies para aprimorar a experiência
Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.
CancerThera
Arraste!