Skip links

Avanços e perspectivas: CEPID CancerThera promove primeiro workshop transdisciplinar com seus pesquisadores

No dia 29 de novembro, o CEPID CancerThera realizou seu primeiro workshop, reunindo mais de 50 participantes, entre pesquisadores principais, pesquisadores associados, alunos de graduação e pós-graduação. O evento marcou o primeiro ano de atividades do centro de pesquisa, iniciadas em maio de 2023, promovendo discussões sobre os avanços alcançados, os desafios enfrentados e as estratégias e perspectivas futuras, sublinhando a importância do constante diálogo e da troca de experiências para o avanço da ciência e da inovação nos cuidados com pacientes oncológicos.

O Centro de Inovação Teranóstica em Câncer (CancerThera) é financiado, majoritariamente, como um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), buscando se tornar uma referência internacional na pesquisa do “Teranóstico” – um neologismo que se refere aos procedimentos de “diagnóstico” e “terapia” por meio do uso de radiofármacos. São instituições associadas na operação do CancerThera o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro/Unicamp), a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e o Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC/USP).

O Dr. Carmino A. de Souza, médico onco-hematologista, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp), pesquisador responsável e diretor do comitê executivo do CancerThera, destacou a importância do evento: “Ter realizado esse workshop foi absolutamente fundamental. Pela primeira vez, lotamos uma sala com mais de 50 pessoas vinculadas ao centro, promovendo uma troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores”. 

Em um tom leve e envolvente, refletindo o entusiasmo dos participantes, o evento evidenciou o impacto do trabalho no centro, que é desenvolvido segundo o funcionamento da pesquisa translacional, permitindo maior interação e integração entre as áreas básica, pré-clínica e clínica. “Foi excelente conhecer mais profundamente o que cada pesquisador está desenvolvendo e em qual estágio se encontra sua investigação”, ressalta o Dr. Celso Dario Ramos, médico nuclear, professor da FCM/Unicamp, pesquisador principal e vice-diretor do comitê executivo do centro.

Segundo ele, a interação entre áreas diversas, como Medicina Nuclear, Hematologia, Química e Comunicação, é um dos grandes méritos do CancerThera. O ambiente colaborativo que existe no centro de pesquisa permite expandir os horizontes dos estudos:  “Todos conversam com todos, e todos aprendem um pouquinho mais sobre a área do outro colega”, diz. Nesse sentido, ele valoriza a realização de encontros como o workshop, porque, “em um ano, muita coisa acontece: as pesquisas progridem, mudam de rumo, surgem novas ideias”, complementa Ramos.

1º Workshop CancerThera
Clique no álbum para baixar as fotografias. Você também pode visualizar tudo neste link.

Ótimos resultados, perspectivas promissoras

O encontro proporcionou uma plataforma para apresentação de projetos em andamento, com ênfase especial nas contribuições das investigações realizadas ao longo dos últimos 18 meses de atividades. A qualidade e o impacto das iniciativas foram amplamente reconhecidos pelos participantes. O envolvimento dos alunos de graduação e pós-graduação supervisionados pelos pesquisadores principais do CancerThera também foi notável, evidenciando o vigor do centro em capacitar novos cientistas.

Entre os destaques do workshop, além das apresentações de resultados das pesquisas dos diversos grupos que compõem o centro, estavam as iniciativas da área de Difusão do Conhecimento. Comentários feitos pelos participantes convergiram no sentido de haver a necessidade de traduzir temas complexos em mensagens acessíveis para diferentes públicos e de serem desenvolvidas habilidades de divulgação científica, impactando a educação de toda a sociedade e impedindo que se alastre a desinformação, por exemplo, sobre a prevenção do câncer e o uso da radiação para diagnóstico e tratamento médicos.

Nas diversas atividades de comunicação institucional e divulgação científica promovidas, inclui-se a participação do CancerThera no episódio 11 da terceira temporada da série “Ciência para Todos”, fruto de uma parceria entre a FAPESP, a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura. Intitulado “Novas perspectivas contra o câncer”, o filme que retrata o cotidiano do centro de pesquisa e acompanha a história de vida de um paciente com câncer de próstata, atualmente, está disponível no Globoplay (a partir de 20 de janeiro de 2025, será exibido na programação do Canal Futura e estará acessível neste link do site da FAPESP).

Segundo Souza, esses esforços refletem o compromisso do CancerThera com a ampliação dos desdobramentos de seus projetos para 2025. Estão sendo produzidos novos eventos científicos, novas publicações de alto impacto e atividades de divulgação científica, que são fundamentais para consolidar os resultados.“O trabalho está caminhando de maneira bastante virtuosa, com muitos resultados palpáveis, pesquisadores engajados e linhas de pesquisa promissoras”, avalia.


Texto: Romulo Santana Osthues | Fotos: Romulo Santana Osthues, Elvira Correa e Débora Vitória Azolli Moreira

Este website utiliza cookies para aprimorar a experiência
Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.
CancerThera
Arraste!