EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS
Confira a seguir a lista de equipamentos multiusuários do CEPID CancerThera
EMU
Sistema de Análise nCounter Pro
Equipamento que permite a análise de alvos de expressão gênica usando tecnologia de detecção direta, com alta sensibilidade e precisão. A tecnologia nCounter®️ da NanoString é baseada na detecção direta de oligonucleotídeos usando códigos de barras moleculares codificados por cores que são usados para contar individualmente cada uma das moléculas alvo.
É um equipamento que permite a análise de alvos de expressão gênica com alta sensibilidade e precisão. A tecnologia nCounter®️ (da fabricante NanoString) é baseada na detecção direta de oligonucleotídeos usando códigos de barras moleculares codificados por cores, que são usados para contar individualmente cada uma das moléculas-alvo. Traz contribuições expressivas para diferentes áreas do conhecimento, especialmente, para os estudos teranósticos (diagnósticos e terapêuticos) em Oncologia.
As aplicações do equipamento permitirão investigar novos biomarcadores preditivos e prognósticos, avaliar os mecanismos de resposta ao tratamento – inclusive, de novas drogas – e monitorar biomarcadores em ensaios clínicos e pré-clínicos. As vantagens do equipamento incluem a análise múltipla de até 800 alvos moleculares através de painéis de expressão gênica prontos para uso ou personalizados.
Poderão ser contempladas uma ampla variedade de caminhos biológicos e áreas de pesquisa, como: oncologia, imunologia, doenças infecciosas, terapia gênica e celular, neurociência, entre outros. O nCounter®️ é compatível com a maioria dos tipos de amostra, tecido fresco congelado, sangue, plasma, soro, lisados celulares, incluindo tecidos embebidos em parafina armazenados por décadas. Este último confere especial vantagem, pois permite a análise de amostras clínicas, armazenadas em biobancos por muitos anos, com alto grau de confiança.
O fluxo de trabalho é simples e eficiente com o equipamento: requer apenas 15 minutos para chegar à maioria dos painéis que usam um sistema de processamento de bancada automatizado e os dados produzidos são altamente reprodutíveis, sem necessidade de amplificação ou réplicas técnicas.
Docente Responsável: Prof. Dr. Carmino de Souza, Prof. Dr. José Barreto Campello Carvalheira.
Responsável Técnico: Sandra Regina Branbilla.
Por email: oncomol@unicamp.br
Local do equipamento: Laboratório de Oncologia Molecular – Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP.
Se desejar, baixe as normas de utilização aqui.
1) Os equipamentos e recursos para aquisição do Sistema de Análise nCounter ® através do projeto EMU/FAPESP serão disponibilizados para o uso da comunidade científica da UNICAMP e de outras unidades de ensino e pesquisa do estado de São Paulo.
2) Os projetos aptos a serem desenvolvidos com uso do EMU devem necessariamente ser realizados por equipes de instituições públicas de pesquisa/ensino ou instituições privadas de pesquisa/ensino com projeto financiado por instituições públicas de fomento à pesquisa.
3) Cabe ao usuário interessado apresentar a proposta de pesquisa a ser desenvolvida e comprovar que o projeto vinculado a proposta de instituições privadas é mesmo financiado por instituições públicas de fomento à pesquisa.
4) A submissão de proposta ocorrerá em processo de fluxo contínuo pelo e-mail oncomol@unicamp.br e deve conter os dados do usuário, e-mail, telefone, súmula curricular e proposta de pesquisa (incluindo tempo de uso pretendido do equipamento, fonte de financiamento e todas as demais informações a respeito da realização do projeto).
5) A análise da proposta de pesquisadores internos ou externos à UNICAMP levará em conta a viabilidade para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Esta análise será realizada pelo Comitê Gestor, que emitirá parecer, podendo para isso consultar especialistas externos ao Comitê e solicitar informações complementares que julgar necessárias ao proponente, para fundamentar sua decisão. O resultado desta análise será enviado ao usuário proponente do projeto por correio eletrônico.
6) Após aprovação da proposta de utilização, usuários internos e externos farão a solicitação de agendamento do uso do EMU por meio do endereço oncomol@unicamp.br. Para isso, serão obedecidos os critérios de reserva e tempo de equipamento definidos pelo Comitê Gestor no parecer de análise da proposta.
7) Os usuários receberão apoio e treinamento para operação do equipamento pela equipe responsável pela operação do EMU.
8) Caberá ao usuário interno e externo todo o ônus financeiro para viabilizar a análise pelo Sistema de Análise nCounter ® Pro. O Laboratório de Oncologia Molecular da UNICAMP não fornecerá qualquer apoio financeiro ao projeto. Caberá também ao usuário a responsabilidade pelos custos da operação do equipamento e pelo uso correto do equipamento e manutenção das condições de ordem e organização do equipamento e acessórios e das salas onde estão instalados os equipamentos. Danos causados ao equipamento por descuido, desleixo, uso inapropriado ou incorreto serão de responsabilidade do usuário.
9) O usuário deverá agradecer à FAPESP em qualquer divulgação científica dos resultados obtidos e comunicar ao Comitê Gestor, fornecendo a referência bibliográfica completa e comprovante de apresentação científica dos resultados obtidos em congressos e simpósios.
NCOUNTER PRO - DISPONÍVEL

SPECT/CT

EMU SPECT/CT
Os equipamentos para o sistema SPECT/CT ainda estão em processo de aquisição pelo CEPID CancerThera. Novas informações serão disponibilizadas em breve em nosso site.
A necessidade de avaliar processos biológicos de forma não invasiva em organismos vivos levou pesquisadores de diferentes países a desenvolver mais de 1.600 radiofármacos para o exame de processos metabólicos diversos, da síntese de proteínas, da expressão de diferentes receptores, genes e anticorpos, da atividade de enzimas e hormônios, da replicação de DNA e, sobretudo, para a aplicação terapêutica.
Atualmente, há centenas de radiofármacos que podem ser usados para a aquisição de imagens cintilográficas por Tomografia Computadorizada por Emissão de Fóton Único (SPECT) após administração a pacientes, e outras centenas de novos radiofármacos ainda serão desenvolvidos para a aquisição de imagens desse tipo, principalmente, à medida que surjam novas aplicações terapêuticas.
O uso combinado do SPECT e da Tomografia Computadorizada (CT) resulta no sistema SPECT/CT, que tem papel central no estudo, na pesquisa e no acompanhamento de múltiplas doenças, especialmente, dos diversos tipos de câncer. A tecnologia teranóstica está sob constante evolução e o desenvolvimento de novos radiofármacos, aplicações e recursos de processamento e quantificação de imagens resulta em novos usos, tanto na prática clínica quanto na pesquisa, bem como no desenvolvimento de radiofármacos diagnósticos e terapêuticos na Oncologia.
Com esse equipamento, pesquisadores de diferentes áreas podem estudar e explorar as aplicações de novos radiofármacos e recursos de quantificação e processamento de imagens em múltiplas doenças. O SPECT/CT é considerado o mais moderno aparelho de Medicina Nuclear disponível no País. Ele permite que exames sejam feitos com menor exposição à radiação, com resultados mais rápidos e precisos.
EMU PET/CT
Os equipamentos para o sistema PET/CT usados no CEPID CancerThera estão disponíveis para pesquisadores de todo o estado de São Paulo via o Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU) da FAPESP.
O equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) acoplado a um de Tomografia Computadorizada (CT) forma um sistema, conhecido por PET/CT, que tem revolucionado o diagnóstico por imagem na medicina. O PET/CT possibilita a combinação entre imagens metabólicas e anatômicas, permitindo a avaliação do metabolismo das estruturas examinadas, como ossos, músculos, o cérebro, entre outros. Na Oncologia, indica-se o uso do PET/CT para a detecção de tumores e metástases.
Certos tipos de átomos radioativos são ligados a diversas moléculas capazes de mimetizar o funcionamento do organismo. Com isso, é possível fazer exames de imagem não invasivos, com resolução espacial da ordem de milímetros, e avaliar aspectos do metabolismo do corpo humano. O método pode contribuir para estudar a biologia dos diferentes tipos de câncer e suas comorbidades, e no desenvolvimento de novas drogas, já que permite o uso e a avaliação em organismos vivos. Ele tem sido usado de forma ampla e crescente em pesquisas clínicas e pré-clínicas em modelos animais, em diversas áreas da Medicina, mas, especialmente, em aplicações teranósticas (diagnósticas e terapêuticas) na Oncologia.
Por conta dos recentes avanços em radiofarmácia, da disponibilização de equipamentos sintetizadores e da incorporação de inteligência artificial e métodos de quantificação nos equipamentos e nos exames e procedimentos de PET/CT, o sistema e seus recursos de processamento e análise dos resultados se tornaram essenciais.
Com o PET/CT e os mais recentes recursos de software, após pesquisarem, desenvolverem e sintetizarem seus próprios traçadores, especialistas de diferentes áreas podem testar as aplicações pré-clínica e clínica. Além disso, eles podem estudar mecanismos biológicos e metabólicos de diversas doenças, incluindo o câncer.
Por email ou telefone: soniama@hc.unicamp.br ; (19) 3521-7772.
Local do equipamento: Serviço de Medicina Nuclear – Hospital de Clínicas – UNICAMP.
PET/CT - DISPONÍVEL






